Análise Masculina
câncer peniano

Câncer Peniano – Tudo que você precisa saber

Se você chegou até aqui em busca de informação, parabéns!  A informação é muito importante em se tratando da nossa saúde.

Se você procura informação sobre prevenção, causas ou tratamento para o câncer peniano está no lugar certo.

O câncer é uma doença que requer muito cuidado e informação. Por isso contamos com uma consultoria sobre o assunto.

Acompanhe atentamente a matéria que preparamos para você tomar conhecimento sobre o assunto através de fontes confiáveis e respeitadas.

Causas do câncer no pênis, sintomas, tratamento estão aqui para você se informar, se prevenir e se cuidar.

Câncer no pênis

Se você está preocupado com algum problema que surgiu em seu pênis e está pensando ser câncer, calma.

Antes de tudo você tem que procurar um médico, um urologista, que é o profissional que cuida da saúde específica masculina. Ele vai avaliar você e se for o caso indicá-lo a outro profissional, o oncologista.

No entanto, temos o hábito de pensar no pior. Lembre-se que existem vários tipos de doenças relacionadas à saúde masculina que não são nenhum tipo de câncer.

Se observar que você tem algum sintoma que indique a possibilidade de câncer, não perca tempo e marque uma consulta. O tempo é fundamental para este tipo de tratamento.

Sintomas do câncer peniano

Vamos falar sobre o câncer no pênis, seus sintomas e tratamentos. Então absorva as nossas informações, mas, não dispense a consulta médica.

Temos também indicação de leitura sobre outro assunto: bioplastia peniana. Clique aqui!

Primeiros sintomas surgem na pele

Fique atento às alterações na pele do seu pênis. Ela pode indicar os primeiros sintomas de um câncer.

As alterações ocorrem geralmente na pele que recobre a glande do pênis. Pode surgir também na própria glande (cabeça do pênis).

E em alguns casos é possível perceber as alterações na extensão do corpo peniano.

Alterações que podem ser observadas o pênis:

  • Mudança de cor ou de espessura da pele que recobre o pênis.
  • Nódulos (caroços) no pênis. Faça um autoexame para observar se há este tipo de alteração.
  • Algum tipo de ferida.
  • Protuberâncias (qualquer alteração que pareça inchaço) que leve a pele do pênis a ficar avermelhada e aveludada.
  • Edemas sólidos.
  • Secreção persistente, com ou sem mau cheiro.

Caso você observe um ou mais destes sintomas acima e outra alteração importante no seu pênis que deixa você em dúvida, procure o médico urologista.

Não espere sentir dor. Observou alterações? Está com dúvidas? Procure o médico.

Segundo estudos científicos no Brasil, em 52% dos casos a principal manifestação do câncer de pênis é a presença de úlceras. Já em 38% são as verrugas e em 10%, há o surgimento de nódulos na região.

Quer aumentar o seu pênis? Saiba como. Clique aqui.

Prepúcio inchado

A presença do prepúcio é fator de risco para o surgimento do câncer de pênis. Por isso dê especial atenção a esta parte do seu corpo.

Se perceber inchaço no pênis ou que o prepúcio está retraído, fique atento. Esse é um alerta para a possibilidade de câncer de pênis.

Nódulos na virilha

Mais uma vez lembramos que apenas um dos sinais aqui relatados não significa que o homem tem câncer.

São alertas para que ele procure um médico. Por exemplo, os gânglios linfáticos que surgem na virilha.

O homem ao se tocar consegue perceber se estes nódulos estão aumentando de tamanho. Eles podem ser sentidos na pele do pênis.

O médico Dr. Dráuzio Varella diz que muitos de nós já tivemos uma íngua, e que na verdade, íngua é o nome popular de linfonodo ou gânglio linfático e faz parte do sistema de defesa do organismo.

Um dos médicos mais famosos do Brasil, Dráuzio Varella diz que em geral, os gânglios aumentam de tamanho quando atingidos por algum processo infeccioso.

Em situações especiais, porém, eles podem crescer pela multiplicação desordenada dos glóbulos brancos existentes em seu interior.

Essa proliferação anormal de linfócitos pode resultar no aparecimento dos linfomas, um tipo de câncer do sistema linfático.

câncer peniano - câncer de pênis

Outros Sinais de câncer de pênis

Estes sintomas (sinais) podem indicar o câncer ou outra doença.

Procure seu médico se você perceber no pênis qualquer alteração significativa na cor, feridas, caroço ou se sentir dor.

Testes ​​para detectar câncer peniano

Alguns procedimentos você pode fazer em casa, como um autoexame para detectar um caroço ou uma irritação. Porém, outros devem ser feitos por um profissional médico.

Não hesite diante da necessidade de ir ao médico. Isso pode salvar sua vida.

Conheça alguns testes e procedimentos para detectar o câncer de pênis:

  • Exame físico e histórico: Numa consulta o médico vai levantar o histórico de vida do paciente. Seus hábitos de saúde, histórico familiar, e outras informações serão buscadas. O exame físico também é fundamental para detectar qualquer anomalia no órgão sexual do paciente.
  • Biópsia:biópsia é um procedimento médico bastante usado na prática médica para análise e detecção de várias doenças. Consiste na remoção pequena parte de tecido ou célula que são analisadas microscopicamente.

A biópsia pode ser incisional, removendo parte do nódulo ou uma amostra de tecido, por meio de uma incisão, para ser analisado. Ou excisional, quando a remoção é de todo o tumor.

Quanto mais cedo você tiver o prognóstico maiores são as chances de cura e recuperação. Por isso procure o médico e informe-se sobre as opções de tratamento, que dependem de vários fatores, como:

  • estágio do câncer.
  • Localização e tamanho do tumor.
  • Diagnóstico recente ou recidivo (quando o câncer volta após tratamento).

 

Fonte: https://www.cancer.gov/

Comentar

Sobre o Autor

Olá, meu nome é Carlos Vieira, sou psicólogo especializado em terapia cognitivo-comportamental e ao longo dos anos, passei a me dedicar e especializar também nos estudos e comportamentos da mente masculina. Através desse Blog, estarei trazendo diversas informações sobre masculinidade, virilidade e assuntos pertinentes à saúde do homem.

error: Conteúdo Protegido!!